Descrição do Blog

Este Blog é um compilado de pesquisas, fatos históricos e curiosidades acerca de um dos mais importantes rios de Minas Gerais.
A intenção é reunir, em um único lugar, informações relevantes a respeito do Rio Paraibuna.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Conheça o Paraibuna

O Paraibuna é um rio brasileiro que banha os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, servindo de divisor natural entre eles. Nasce no município de Antônio Carlos (Serra da Mantiqueira, Minas gerais), percorre 166 quilômetros e deságua na bacia do Paraíba do Sul, próximo à cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro.

O Paraibuna é classificado como Tropical Austral, ou seja, possui época de águas baixas e época de águas altas. Seu nome foi denominado pelos índios Caxinoás e significa "grande rio de águas escuras", uma referência às formações de granito do fundo. A cidade de Juiz de Fora, um dos maiores pólos industriais de Minas Gerais, é banhada pelo Paraibuna.

É considerado o rio mais importante da Zona da Mata mineira e foi fundamental para o desenvolvimento desta região, além de já ter sido testemunha de guerras, transporte de ouro e diamantes até a total industrialização da região. Apesar de tudo, hoje sofre com a poluição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário