Descrição do Blog

Este Blog é um compilado de pesquisas, fatos históricos e curiosidades acerca de um dos mais importantes rios de Minas Gerais.
A intenção é reunir, em um único lugar, informações relevantes a respeito do Rio Paraibuna.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Um Pouco de História #1

A importância do Rio Paraibuna inicia-se na época da corrida do ouro em Minas Gerais.

Em medos de 1700, era necessário uma rota mais curta e segura entre o porto do Rio de Janeiro e a região das Minas Gerais. O Paraibuna tornou-se, então, uma importante referência geográfica a ser seguida. 

Esse novo trajeto denominou-se “caminho novo" e seguia a margem esquerda do Rio Paraibuna, afastando-se do rio apenas para desviar de grandes montanhas, por onde passariam tropas carregadas de ouro e diamantes extraídos das minas. Esta viagem de Minas Gerais para o Rio de Janeiro levava no mínimo doze dias.

O caminho novo era rota comercial, econômica e estratégica, lugar de tocaias e assaltos. Em seu trajeto surgiram ranchos, hospedarias e postos de fiscalização das riquezas. Em sua volta surgiram os primeiros povoamentos. Santo Antônio do Paraibuna (Juiz de Fora), Borda do Campo (Barbacena) e João Gomes (Santos Dumont).

O Caminho Novo funcionou até 1836, e era necessário melhorar a comunicação entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Foi então que o governo da província atribuiu ao engenheiro Fernando Henrique Guilherme Halfeld a função de construir um novo acesso entre os dois estados, chamado de estrada de rodagem do Paraibuna. Halfeld seguiu parte do traçado do caminho novo, mas mudou a rota a partir de região conhecida como Benfica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário