A bacia do Paraibuna é formada por três rios principais: o Paraibuna, o Cágado e o Peixe. O Paraibuna nasce na serra da Mantiqueira a 1.200 m de altitude e, depois de percorrer 166 quilômetros, lança-se à margem esquerda do Rio Paraíba do Sul a 250 m de altitude.
O rio percorre as seguintes cidades: Antônio Carlos, Santos Dumont, Ewbanck da Câmara, Juiz de Fora (com 70% do seu curso), Matias Barbosa, Simão Pereira, Belmiro Braga, Santana do Deserto e Chiador.
O rio percorre as seguintes cidades: Antônio Carlos, Santos Dumont, Ewbanck da Câmara, Juiz de Fora (com 70% do seu curso), Matias Barbosa, Simão Pereira, Belmiro Braga, Santana do Deserto e Chiador.
O Paraibuna segue no sentido noroeste – sul sudoeste, recebendo pequenos afluentes. Os 3 principais afluentes são: Rio Preto e Rio do Peixe, que ficam à margem direita e o Rio Cágado, que se localiza à margem esquerda do Paraibuna. Este sistema de formação é benéfico à agricultura da região, ainda que pouco desenvolvida.
Após receber o Rio Preto, o Paraibuna torna-se o limite natural entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O modelo natural se dá devido à resistência horizontal das formações de argilas.
Ao descer a escarpa da Mantiqueira, o Paraibuna passa a ter uma declividade em seu alto curso. Na região compreendida entre Chapéu D’Uvas e o centro de Juiz de fora o Paraibuna desce devagar com pequena declividade, em pontos excepcionais as características se alteram devido à formações rochosas.
Após a ponte Getúlio Vargas o regime do Rio torna-se torrencial, junto ao abrigo Santa Helena. A partir daí, o rio passa serpenteando um estreito e profundo vale rochoso, sendo entrecortado a pequenos intervalos por sucessivas corredeiras.
Próximo à usina de Marmelos, o rio retorna sua declividade até Sobragy. O Rio Paraibuna segue retilíneo dentro do município de Juiz de Fora, numa faixa de 32 Km de extensão com 4m de desnível por quilômetro.
horrivel
ResponderExcluire ne ta mais ou menos prefiro a wikipedia
ResponderExcluire ta muito HORRIVEL
ResponderExcluirAchei muito bom, parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluir